segunda-feira, 11 de março de 2013

TÊNIS FEITO COM ALGODÃO AGROECOLÓGICO DO CEARÁ É LANÇADO

O Centro de Pesquisa e Assessoria (Esplar), Organização Não-Governamental (ONG) cearense que desenvolve atividades na área de agroecologia, foi homenageado pela empresa francesa Veja Fair Trade com o lançamento de um tênis denominado “Esplar”. O produto, que está à venda no site da empresa francesa, é produzido com algodão agroecológico do Ceará produzido com o apoio da ONG.

O pesquisador da Esplar, Pedro Jorge Lima, conta que o lançamento do tênis é resultado de uma parceria de nove anos entre Veja e Esplar. Desde 2004 a empresa francesa compra algodão agroecológico do Ceará produzido pela Associação de Desenvolvimento Educacional e Cultural de Tauá (Adec), no Sertão dos Inhamuns, que funciona por meio de parceria com a Esplar.

A Adec vende plumas de algodão orgânico aos mercados europeu, asiático e norte-americano para fabricação de tênis, bolsas, mochilas e carteiras. “A Adec, que se originou nas nossas iniciativas de apoiar agricultores e agricultoras familiares na produção de algodão orgânico, passou a produzir mais depois das garantias financeiras vindas do contrato com a Veja”, diz Pedro Jorge Lima. A Adec produz atualmente a décima safra em parceria com a empresa francesa.

Fonte: O Povo