quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A BELEZA DOS IPÊS ENCANTAM A SERRA DA IBIAPABA


 Nesta semana em toda a Ibiapaba, ainda é possível ver a beleza dos ipês, popularmente chamado de Pau D'arco. Elas crescem em meio a mata seca e suas flores duram apenas alguns dias, encantando com sua luminosidade.
Existem alguns ipês na zona Urbana e também em algumas estradas da Zona Rural, Tanto em Tianguá como nas demais Cidades da Ibiapaba
 O ipê é uma árvore nativa considerada como símbolo do Brasil. Pode ser achado em todo nosso território. Sua madeira, em algumas espécies, é acinzentada, clara, dura e muito resistente, que suporta bem a umidade; flexível e difícil de serrar.
  É usada na construção civil como vigas, ripas e assoalhos; na construção naval e em obras externas como postes, cercas e dormentes; na medicina, o seu uso é um o mais diverso. Ela explode em flores entre junho a setembro, tornando-se, irresistivelmente, encantadora aos olhos.

















O Ipê sabe esperar a hora de brilhar, de aparecer, de nascer, de explodir em vida e aparecem em suas várias cores: rosas, roxas, amarelas, brancas.
















"No meio do inverno duro da vida, de tanto caos, perdas e decepções, flores podem nascer. Há vida no inverno. Olhe para os ipês!"

 FONTE: Parte do texto é adaptado de Dio Rocha em nicebiologa.blogspot.com