quarta-feira, 16 de outubro de 2013

PROFESSOR CEARENSE É O 1° MÉDICO DO BRASIL A ENSINAR EM HARVARD


Uma técnica de cirurgia endoscópica desenvolvida por médicos cearenses está ganhando notoriedade no mundo. Um dos desenvolvedores do método, o otorrinolaringologista e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), João Flávio Nogueira, levará a pesquisa cearense para a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Esta é a primeira vez que um otorrinolaringologista do Brasil dará aulas na universidade norte-americana.

A técnica foi desenvolvida a partir de outra já existente. Enquanto o método cirúrgico tradicional consiste em operações com o auxílio do microscópio, o novo substitui este aparelho por um endoscópio, permitindo melhor visão da operação sem ser tão invasiva.
Embora o primeiro seja eficiente, o médico explica que algumas regiões não podem ser acessadas pelo aparelho, assim é necessário um corte maior e, consequentemente, maior remoção de tecidos, o que se tornou desnecessário com o novo procedimento.

Desenvolvimento no Ceará
A técnica foi desenvolvida no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), sendo este o único centro de treinamento do país e conta com uma equipe de aproximadamente 10 otorrinos especializados na técnica. Por conta disso, médicos de várias partes do mundo tem procurado o hospital para conhecer o trabalho. “Vem gente de fora para aprender aqui e disseminar em outros estados. É o único serviço de residência médica que oferece esse treinamento no brasil, por enquanto”, comenta Flávio Nogueira.
O próprio Nogueira viajou recentemente para outros países a fim de divulgar a técnica. Agora, o próximo destino será a Universidade de Harvard, instituição americana classificada entre as mais prestigiadas do mundo, para ministrar um curso sobre a técnica cirúrgica desenvolvida. Ele será o primeiro otorrinolaringologista brasileiro a dar aula na instituição.

Fonte: Tribuna do Ceará