segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ASTERÓIDE DEVASTADOR PODE SE CHOCAR COM A TERRA EM 2032

                                                                                                                      IMAGEM ILUSTRATIVA
Astrônomos ucranianos descobriram aquele que pode ser o mais ameaçador corpo celeste a cruzar a órbita do nosso planeta nos próximos 20 anos. Mais precisamente no dia 26 de agosto de 2032 há uma chance em 63 mil do asteroide batizado como 2013 TV135 colidir conosco.

As chances parecem pequenas e até são, mas vale lembrar que há menos risco de ser diagnosticado de doenças como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), por exemplo, do que ser atingido por esse asteroide. O corpo celeste mede entre 410 e 432 metros de diâmetro (essa primeira estimativa é da Nasa), maior que os 396 metros de altura do Morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.

A rocha foi avistada pela primeira vez pelo Observatório Astrofísico da Crimeia (Ucrânia), e confirmada por grupos astronômicos da Itália, Espanha, Reino Unido e Rússia. O objeto foi classificado como “potencialmente perigoso” e está no nível 1 (de 0 a 10) da Escala de Turim, que mede os potenciais de danos em caso de impacto.

Os astrônomos terão uma chance de avaliar melhor os riscos de impacto somente em 2028.  O 2013 TV135 viaja pelo espaço a 15km/s ou 54 mil km/h. Vale lembrar que o corpo celeste que caiu na Rússia em fevereiro e feriu mais de mil pessoas, tinha um diâmetro até 20 vezes menor.

Fonte: Diário do Nordeste