segunda-feira, 7 de julho de 2014

ELEIÇOES 2014: ELEITOR TERÁ POUCAS OPÇÕES DE CANDIDATOS NESTE ANO


Apenas quatro chapas homologaram candidatura no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) para concorrer ao Governo do Estado  foto: Tuno Vieira
No dia 5 de outubro próximo, os mais de seis milhões de eleitores cearenses só poderão escolher entre quatro candidatos ao Governo do Estado e quatro ao Senado Federal. Levantamento feito pelo Diário do Nordeste em publicações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mostra que, das últimas cinco eleições gerais do Estado, esse é o pleito com menos projetos governamentais para a sucessão estadual.
Neste ano, quatro chapas majoritárias homologaram candidaturas para tentar suceder o governador Cid Gomes. Até a véspera do prazo final das convenções partidárias, 30 de junho, o número poderia ser ainda menor, já que a chapa que seria encabeçada por Nicolle Barbosa (PSB) estava sendo posta em xeque pelo partido, que cogitou abrir mão da disputa para aliar-se no pleito proporcional com o PMDB de Eunício Oliveira.
Na última hora, o PSB resolveu que sairia com candidata própria ao Governo Estadual, a deputada Eliane Novais. A situação constrangeu a pré-candidata da sigla, Nicolle Barbosa, que foi convidada para ser a vice na chapa, mas rejeitou o convite.
Além de Eliane Novais, estão no páreo o petista Camilo Santana pela chapa governista; o peemedebista Eunício Oliveira, que lidera a oposição; e Ailton Lopes, da frente de esquerda. Para o Senado, concorrem Mauro Filho pela chapa de Cid; o tucano Tasso Jereissati apoiado por Eunício; Geovana Cartaxo pelo PSB e Valdir Pereira, do PSTU, no grupo liderado por Ailton Lopes.
Fonte: Diário do Nordeste