terça-feira, 9 de julho de 2013

PARALISIA INFANTIL: CAMPANHA IMUNIZA 96% DAS CRIANÇAS DO CEARÁ

                                                                                                                                  Foto: Waleska Santiago

96,3% das crianças do Ceará foram imunizados contra a paralisia infantil segundo a Secretaria da Saúde do Estado. A campanha ocorreu até 16h de sexta-feira (5) em todo o Ceará.

O índice ficou acima da meta estabelecida pelo estado, de 95%, mas abaixo do percentual de vacinação de 2012, quando foram imunizadas 98,6% das crianças. Foram imunizadas.

A poliomielite é uma doença viral, causada por poliovírus e subdivide-se em três sorotipos (1, 2 e 3). É altamente contagiosa, e afeta principalmente crianças menores de 5 anos de idade. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso.
Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, fadiga, cefaléia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros), mas excretam o vírus em suas fezes, portanto, podem transmitir a infecção para outras pessoas.

Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão. O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.

Fonte: G1 CE