terça-feira, 2 de julho de 2013

SEGUNDO PESQUISA, MARINA ENCOSTA EM DILMA E HAVERIA 2° TURNO

A presidente Dilma Rousseff teria de enfrentar um segundo turno na disputa por um segundo mandato se as eleições presidenciais fossem hoje. Segundo pesquisa Datafolha realizada nas últimas quinta e sextas-feiras com 4.717 pessoas em 196 cidades, publicada na edição de sábado da Folha de S. Paulo, a taxa de intenção de votos da presidente caiu até 21 pontos percentuais. Embora seja a pré-candidata que mais perdeu apoio na corrida presidencial, a presidente ainda lidera a disputa pelo Palácio do Planalto em 2014, indica a pesquisa.

Em cenário que inclui Dilma (PT), Marina Silva (Rede), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) na disputa do próximo ano, as intenções de voto na atual presidente caíram de 51% em pesquisa realizada no começo deste mês para 30%. Esse também é o porcentual de aprovação de seu governo, segundo a pesquisa divulgada sábado, com queda de 27 pontos porcentuais na comparação com pesquisa anterior. Nesse mesmo cenário, Marina Silva subiu de 16% para 23% das intenções de voto, Aécio Neves passou de 14% para 17% e Campos teve alta modesta de 6% para 7%. Nessa hipótese, haveria segundo turno entre Dilma e Marina Silva. Os três adversários de Dilma juntos somam 47%. Nessa hipótese, seria realizado um segundo turno entre a petista e Marina.

Um outro dado complicador para Dilma, é que na pesquisa espontânea, aquela na qual o entrevistado não é confrontado com uma lista de nomes, ela caiu de 35% para 27% de março para o início de junho. Agora, bateu em 16%. Joaquim Barbosa, que nunca aparecia na pesquisa espontânea, surge agora com 2%. 
 Fonte: Agências de Notícias/via O Povo