segunda-feira, 16 de setembro de 2013

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: TIANGUÁ SOFRE COM EFEITOS IRREVERSÍVEIS NO CLIMA E MEIO AMBIENTE

  Fotos: Página no Facebook de Will Tanner e Manoel Alves.
É perceptível a mudança climática que a cidade de Tianguá está enfrentando. Nos últimos dez anos a alteração atmosférica afetou a população e o histórico da cidade. Nosso município, conhecido por seu clima ameno e agradável, vem perdendo uma de suas principais características a cada dia que se passa.

Tianguá passou por períodos de transformações e se tornou uma cidade industrializada. Rapidamente novas empresas surgiram, comércios foram construídos, a população cresceu significantemente e o tráfego de veículos se expandiu. Com tanta evolução, é muito raro encontrar pessoas preocupadas com os problemas ambientais que são consequências do crescimento irresponsável da cidade.

Nos últimos dias, duas grandes árvores foram derrubadas. O motivo? Elas estariam oferecendo risco à população ou a estabelecimentos econômicos da cidade. Esse ato gerou revolta em boa parte dos moradores da cidade.

A primeira foi uma árvore antiga localizada ao lado do banco Bradesco, alega-se que ela estaria apresentando ameaças ao instituto. A segunda encontra-se no Mercado de Tianguá, argumenta-se que ela também estava oferecendo riscos aos transeuntes do local.

As árvores são essenciais para que exista uma condição de vida adequada, elas são responsáveis por grande parte do oxigênio existente no mundo, ajudam a reduzir problemas respiratórios além de proporcionar um ambiente sombreado e deleitante.

Ao contrário do que se pensa, as árvores não precisam ser desenraizadas por estarem oferecendo “riscos”, há o tempo certo para acontecer a poda.

“A poda tem a função de adaptar a árvore e seu desenvolvimento ao espaço que ela ocupa.”
Já que esse é o objetivo da poda, qual a necessidade da derrubada? É importante ressaltar que essas ações refletirão no futuro climático da nossa cidade. Uma cidade sem arborização não é capaz de oferecer qualidade de vida. A industrialização é necessária, mas saber conciliar evolução com o meio ambiente é primordial. Mais uma vez é preciso estar atento aos problemas ambientais que rodeiam nosso município, nosso quadro pode ser revertido desde haja empenho dos cidadãos e da gestão pública. 

Por Débora F. Alves / Colaboradora
FONTE: VAMOSPENSARVERDE.COM