quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

966 RAIOS ATINGIRAM O CEARÁ DURANTE A CHUVA DESTA TERÇA

 
                                                                                               imagem ilustrativa
Durante a chuva desta terça-feira (7),  foram registrados 966 raios em todo o Ceará. Segundo com a Companhia Energética do Ceará (Coelce), os municípios com maior número de descargas atmosféricas foram Tauá com 55 raios, Auiaba (53), Acopiara (52), Sobral (51) e Independência (45). Em Fortaleza, foram registrados dois raios.

A Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 86 municípios cearenses até a manhã desta terça. As maiores chuvas foram registradas nos municípios de Itapipoca e Reriutaba. Nas duas cidades foram registradas 74 mm e 57 mm, respectivamente.
Na capital, a chuva desta terça é consequência de um fenômeno chamado "vórtice ciclônico" que atingiu o norte do Ceará nos últimos dias.

Monitoramento dos raios
O monitoramento das descargas atmosféricas no Ceará é feito Centro de Controle do Sistema (CCS) para identificar o local de queda do raio na rede elétrica, prever tempestades e, consequentemente, minimizar o tempo de atendimento. O sistema identifica as áreas de maior incidência e facilita a instalação de equipamentos de proteção contra descargas.

Durante tempestade, a Coelce orienta que dentro de casa as pessoas evitem tomar banho; evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica; evitar contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos, etc, sobretudo se a residência se encontra em campo aberto; evitar ligar equipamentos elétricos e desconectar das tomadas aparelhos eletrônicos.

Para quem estiver fora de casa, as orientações são evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas; evitar estar perto de tratores, máquinas agrícolas, motocicletas e carroças; evitar estar perto de locais como campos abertos, pastos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Fonte: G1CE