sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

CEARENSE DESENVOLVE EQUIPAMENTO DE COMBATE À ESCASSEZ DE ÁGUA


 
O estudante de Engenharia Mecânica, Osvaldo Tavares, de apenas 20 anos, criou um protótipo inovador, que pretende servir como ferramenta para resolver o problema da escassez no Nordeste, mais precisamente no Ceará. O experimento retira sais da água a partir da luz solar.

Cursando o 9º semestre do curso na Universidade Federal do Ceará (UFC), Osvaldo já recebeu manifestações de reconhecimento pelo trabalho. Ele ficou em 2º lugar na categoria Estudante de Ensino Superior do Prêmio Jovem Cientista, promovido nacionalmente pelo CNPq, do Governo Federal.

Com o suporte da equipe do Laboratório de Energia Solar e Gás Natural, fundado pela professora Maria Eugênia Vieira da Silva, Osvaldo desenvolveu um experimento de dessalinização da água por meio da energia solar. “O protótipo trata da dessalinização, com o objetivo de torná-la adequada ao consumo humano, a partir do calor para provocar a evaporação das moléculas de água, ocorrendo a separação entre a água pura e os sais”.


Como funciona

Litros
O experimento deu tão certo, que foram alcançados 28 L de água dessalinizadas no período de 24 horas. Com base nesse valor, cada protótipo pode fornecer água potável para até 13 pessoas em uma comunidade isolada.

Entretanto, segundo o jovem cientista, este ainda não é o resultado final. “O sistema foi concebido para operar em sete estágios instalados, estamos usando cinco”. Além disso, os pesquisadores estudam a possibilidade de usar refletores para aumentar a radiação incidente nos coletores solares, o que elevaria a produção de água dessalinizada.

A tecnologia pode ser importante ferramenta para combater o problema de escassez de água, porque é possível a instalação em regiões isoladas, diferente de outras técnicas de dessalinização que utilizam energia elétrica, além de poder ser manuseada por usuários sem muitos conhecimentos técnicos. “As áreas afetadas com o problema da seca têm como característica o sol forte o ano inteiro, o que evidencia o grande potencial solar dessas regiões”, diz Osvaldo.

Fonte: Tribuna do Ceará