sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

POPULAÇÃO CEARENSE SE PREOCUPA COM AUMENTO DE CNH


Muitas pessoas chegaram cedo ao Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) no primeiro dia útil de 2014. A preocupação é o novo processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com maior número de aulas devido a um procedimento com um simulador do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e o aumento do valor do documento, que poderá sair por R$ 3 mil.
Segundo o Detran, o atendimento diário que costumava ser de mil pessoas por dia está passando dos 3 mil e não há como ampliar a capacidade. O órgão informou ainda que não haverá aumento por conta de simuladores, pelo menos em janeiro.
 
Nenhuma das 294 auto escolas do Ceará tem esse simulador. Por este motivo, nenhuma delas vai oferecer nem cobrar por um serviço que ainda não está em funcionamento”, relatou o assessor de imprensa do Detran, Paulo Ernesto Serpa.

Alto custo de simulador do Contran acarretará no aumento de CNH 

No último mês, mais de 250 veículos de 86 auto escolas do Ceará fizeram uma fila na avenida Washington Soares, em Fortaleza, em protesto contra o uso de um novo simulador que será implantado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O objetivo é diminuir o número de mortes no trânsito até 2020, porém o aparelho é de alto custo e acarretará no aumento dos valores das aulas e no fechamento de pequenas auto escolas.
“O valor custa em torno de R$ 40 mil, mais a manutenção, o que impactaria um aumento no valor da habilitação e a estrutura das auto escolas. Desta maneira que está sendo colocado nós não temos como implantar este simulador” declarou a vice-presidente do Sindicato das Auto Escolas, Aparecida Soares.
O aparelho cria 26 situações, como dirigir a noite com pouca visibilidade ou com chuva, por exemplo. De acordo com o Sindicato das Auto Escolas do Ceará, cada aluno deve fazer cinco aulas de meia hora no simulador.
 
Fonte: Tribuna do Ceará