terça-feira, 10 de maio de 2011

CHUVAS TEM PREJUDICADO DOAÇÕES DE SANGUE NO CEARÁ

O grande volume de chuvas caídas no Ceará nos últimos meses tem prejudicado as doações de sangue nos postos de atendimento do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).
De acordo com a coordenadora de captação de doadores, Nágela Lima, a demanda negativa de 60% no número de doadores pode prejudicar consideravelmente o estoque de sangue na unidade, principalmente em Fortaleza.

"Hoje o que nos preocupa são as chuvas. Na última semana, por exemplo, choveu todos os dias, e a consequência disso foi o vazio de doadores. Um dia, com a redução do número de doadores já prejudica, e uma semana isso pode trazer graves consequências (...) sem falar que a grande maioria está com virose e outros problemas respiratórios", lamenta Nágela.

A coordenadora explica que a média normal diária deveria ser de 250 doadores. No entanto, as doações não têm passado de 100. "Na última quarta-f
eira, por exemplo, dia em que passou o dia inteiro chovendo, nós recebemos 78 doadores e isso é preocupante", disse Nágela. Além disso, ela enfatiza que a carência maios chega a ser de doações do tipo A positivo.
Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário: