quinta-feira, 5 de maio de 2011

OBRA MILIONÁRIA DEIXA ESTUDANTES DA UVA REVOLTADOS

TEXTO RETIRADO DO BLOG jairtonh.blogspot.com

Chega de hipocrisia, queremos estudar!
No início desta semana, alunos da UVA novamente protestaram. Um cordão humano foi feito na entrada da faculdade, impedindo a entrada de veículos e de alguns estudantes que queriam adentrar no Campus da Betânia. O motivo do manifesto: as obras não prioritárias que estão sendo feitas na entrada da universidade.

As obras somam investimentos de 2 milhões de reais que serão usados, entre outros, para o estacionamento de veículos e iluminação monumental.


Agora vamos saber o porquê da revolta dos estudantes!
Só para relembrar, depois de inúmeras manifestações no início deste semestre, visando contratação de professores efetivos e melhorias no ensino daquela instituição, foi feito uma reunião do DCE (Diretório Central dos Estudantes) com representantes do Governo Estadual para decidir uma melhor solução para aquele caso. Algumas prioridades estudantis foram mencionadas e citadas neste encontro.

A indignação é devido essa verba milionária que poderia ter sido melhor usada em prol de melhorias internas do Campus. De fato, gastos que não contribuirão para uma boa formação acadêmica dos alunos daquela universidade é o que tem deixado os estudantes inconformados.

Enquanto ocorre a gastança de dinheiro na fachada da UVA, dentro dela há uma estrutura frágil, defasada e totalmente precária.

As salas de aula, extremamente quentes. Algumas possuem ventiladores que quando funcionam, mal circula vento. Em outras, quando ligados, não se ouve a voz do professor pelo barulho que fazem. As carteiras duras deixam as aulas cansativas.


Os laboratórios de química e biologia, sem condições. Não comporta todos os estudantes de uma sala. A maioria dos microscópios não funcionam, o que torna as aulas práticas precárias. Dos materiais utilizados, muitos estão em falta ou quase esgotados.

Os instrumentos audiovisuais utilizados pelos professores como "data shows" por exemplo, são poucos. Existindo uma concorrência para o uso destes, já que várias disciplinas de um mesmos curso são administradas simultaneamente. Alguns professores tiveram que comprar seus próprios instrumentos.

Parte do combustível que abastece a frota de veículos da UVA foi cortado. O que torna impossível as aulas de campo, congressos e encontros estudantis.

De todos os banheiros que cada bloco possui, nenhum possui chuveiro. Uma situação lamentável para o aluno que mora longe ou em outra cidade e precisa passar o dia no Campus.

A biblioteca ainda é uma das poucas benfeitorias aproveitáveis, porém, a quantidade de livros para atender a demanda de milhares de alunos é pouca e boa parte deles, ultrapassado.

Estas, são apenas algumas das prioridades esquecidas pelo governo. Contudo, a mais importante delas: o restaurante e residência universitária (RU's). Obras que seriam bem vindas, e atenderiam aos universitários da zona norte do Estado.


A Reitoria da Universidade Estadual Vale do Acaraú enviou uma nota à comunidade acadêmica esclarecendo a importância das obras de infraestrutura do Governo do Estado no Campus da Betânia. A nota enfatiza que esses investimentos trazem resultados positivos, diretos e imediatos. Mas positivos para quem?
Diz ainda que entre os projetos para 2011-2012 está o transporte dos estudantes para o restaurante popular (ou seja, o famoso restaurante de 1 real, é isso ou miojo!), 200 bolsas PBU (ou seja, bolsas míseras que mal pagam o alto aluguel do estudante em Sobral), climatização de todas as salas de aula (espera-se por isso há tempos).


Inconformado, o DCE enviou uma nota convocando os estudantes para a manifestação já ocorrida e frisou que para esse momento as prioridades dos estudantes da UVA são outras e que a luta da construção dos RU'S é histórica.

Diante dessa realidade de educação menosprezada e não prioritária, a idéia que se tem é de que essa obra, na entrada da UVA, serve apenas como uma forma de esconder a precariedade interna da instituição. Como se pensassem: "Não dá pra descobrir se o ovo é podre apenas olhando a casca".

Para nós estudantes que convivemos diariamente com tal realidade percebemos o quanto somos descartáveis diante de tanto investimento errado. Porém, nossa luta continua!

Em busca de sonhos viemos morar em Sobral. Deixamos família e amigos para trás. Pagamos preços absurdos com aluguel, alimentos, xerox e até mototáxis. Outros tantos acordam antes do amanhecer, enfrentam diariamente horas de estrada, e ainda com sono chegam na UVA para mais um dia de aula. E ainda tem os que trabalham o dia todo, também enfrentam quilômetros de estrada e chegam em Sobral para mais uma noite de aula. Estes ao chegarem, irão ver a bela iluminação na fachada da UVA, mesmos que as carteiras sejem duras. Irão ver um belo estacionamento, mesmo sem livros nas mãos. E por fim, irão ver uma "faculdade de fachada", literalmente.



Jaírtonh, Estudante do curso de biologia na UVA

Nenhum comentário: