sábado, 24 de novembro de 2012

EM OITO ANOS, PIB DO CEARÁ TEM CRESCIMENTO DE 43,5%

O Ceará ampliou de 2,0% para 2,1% a participação no Produto Interno Bruto (PIB) do País entre 2009 e 2010 - maior percentual já registrado pelo Estado. Segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ceará permanece na décima segunda posição no ranking de participação do PIB nacional. No Nordeste, o Estado é a terceira unidade federativa com maior participação, ficando atrás de Pernambuco (10º) e Bahia (6º).

Mesmo tendo sido de apenas 0,1 ponto percentual, a expansão representa um avanço significativo para o Estado, segundo a economista Eloísa Bezerra, do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Média nacional

"Pode parecer pouco, mas um aumento de ´zero vírgula alguma coisinha´ já representa muito", frisa Eloísa. Entre 2002 e 2010, o avanço do PIB cearense foi de 43,5%, enquanto o salto da média nacional foi de 37,1%. Conforme a economista, o principal reflexo do incremento, para os cearenses, é a capacidade maior de investimento do poder público em áreas estratégicas, já que o Estado passa a contar com mais recursos.

Em 2010, o setor de serviços correspondeu a 72,1% do PIB cearense, sendo seguido pela indústria (23,7%) e pela agropecuária (4,2%). No ano anterior, as três áreas tinham participação, respectivamente, de 70,4%, 24,5% e 5,1%.

Para a economista, um dos responsáveis pela expansão cearense nos últimos anos é a atração de uma série de empreendimentos para o Estado.

Fonte: Diário do Nordeste