sexta-feira, 9 de novembro de 2012

ESTUDANTES DA UVA, URCA E UECE PARTICIPARAM DE MANIFESTAÇÃO EM FORTALEZA

Alunos, servidores e estudantes de universidades estaduais realizaram, na manhã de ontem, uma manifestação em frente ao Palácio da Abolição, na Aldeota. Eles cobraram melhores condições de trabalho e maior assistência estudantil. Após o protesto, foi agendada uma reunião para a próxima terça-feira, 13, entre o governador Cid Gomes e lideranças docentes das universidades.
Os manifestantes se concentraram na avenida Abolição e foram em caminhada até a sede do governo. Segundo o presidente do Sindicato dos Docentes da Uece (Sinduece), Epitácio Macário, havia sido programada e confirmada uma reunião com Cid Gomes para ontem. No entanto, o encontro foi desmarcado por causa de uma viagem do governador. “Queremos saber o porquê e quando teremos essa conversa”, disse Macário.

O grupo tinha pelo menos 500 pessoas vindas da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Regional do Cariri (Urca). Os manifestantes permaneceram na entrada do Palácio da Abolição até que uma comissão, formada por dez representantes, foi recebida pela chefia de gabinete do governador.

Entre as solicitações do grupo, está a realização de concurso público para contratação de professores efetivos. “Os substitutos recebem metade do salário de um contratado, não podem ter projetos de pesquisa ou extensão. É um prejuízo”, ressalta Marcelo Ramos, aluno do curso de História.

Antes das 9 horas, policiais do Comando Tático Motorizado (Cotam) cercavam o Palácio da Abolição. Eles permaneceram no local enquanto durou o ato. Segundo a assessoria de imprensa da Casa Civil, a reunião entre o governador e as lideranças está confirmada para a próxima terça-feira.
 
Fonte: O Povo