quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

257,3 MIL ADOLESCENTES SERÃO VACINADAS CONTRA O HPV NO CEARÁ

 
 O Ceará receberá 540,4 mil doses da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero, e imunizará 257,3 mil adolescentes entre 11 e 13 anos, ao longo de 2014.  As vacinas estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do dia 10 de março.
De acordo com campanha lançada nesta quarta-feira (22) pelo Ministério da Saúde, 15 milhões de doses foram adquiridas para o primeiro ano de vacinação.  A vacina estará disponível nos 36 mil postos da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização.
Cada adolescente deverá tomar 3 doses para completar a proteção, sendo que a segunda 6 meses depois e a terceira 5 anos após a primeira dose.  Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos. A meta do Ministério da Saúde é atingir 80% do público-alvo, composto por 5,2 milhões de meninas. A vacina contra HPV garante proteção de 98% contra o câncer de colo do útero.
Capacitação começa em fevereiro
O Ministério está incentivando às secretarias estaduais e municipais de saúde para promover, em parceria com as secretarias de educação, a vacinação em escolas públicas e privadas. De acordo com o MS, já foi distribuído informe técnico aos estados e municípios e, em fevereiro, inicia a capacitação a distância aos profissionais de saúde e professores. Também está previsto reforço nas escolas sobre a importância da vacina para adolescentes, pais e professores, com distribuição do Guia Prático sobre HPV.

Fonte: Diário do Nordeste