domingo, 26 de janeiro de 2014

CEARÁ REGISTRA 10 CASOS DE SARAMPO APÓS 15 ANOS SEM INFESTAÇÃO DA DOENÇA

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa/CE) confirmou 10 casos de sarampo em 75 notificações suspeitas. Os registros no estado estão acontecendo após 15 anos sem a doença.

Em 2014, o 1º caso foi registrado no dia 5 de janeiro e o último no dia 18 deste mês. Dos casos confirmados, 60% são menores de um ano de idade (portanto não vacinados) e todos do sexo masculino (10). Ainda não foi identificado vínculo entre os casos com viajantes, segundo boletim da Sesa divulgado nesta sexta-feira (24).

Os casos confirmados em Fortaleza apresentaram o vírus do sarampo do genótipo D8, um tipo viral que está circulando em países como a Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e China, onde há uma elevada incidência da doença. No Brasil, os vizinhos estados de Pernambuco e Paraíba e os estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina também estão com registros de casos. A entrada de estrangeiros facilita a transmissão entre os territórios. Desde 1999, o Ceará não registrava casos autóctones (quando a doença é contraída na própria cidade), com transmissão ocorrida dentro do território. Por isso, é importante manter o calendário de vacinação sempre atualizado. A vacina protege, com eficácia de 97%.

Sobre o sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A presença do vírus no sangue, causada pela infecção, provoca uma inflamação generalizada dos vasos sanguíneos, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas.

O contágio também acontece por meio de partículas virais no ar, em ambientes fechados como, por exemplo: escolas, creches e clínicas. O período de incubação se dá, geralmente em 10 dias (variando de 7 a 18 dias), desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início das feridas.

Fonte: Tribuna do Ceará