quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

FORTALEZA PODE TER ATÉ 26 FERIADOS EM 2014 POR CONTA DA COPA DO MUNDO

                                                                                                      FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES
O número de feriados na Capital cearense em 2014 pode chegar à 26 levando em consideração os municipais, estaduais e nacionais. O número ficou maior do que o de costume porque, a exemplo do que aconteceu ano passado na Copa das Confederações, os dias de jogos da Copa do Mundo em Fortaleza também poderão ser decretados como dias não úteis.

O calendário também poderá ser afetado em virtude das partidas da seleção brasileira realizadas em outras cidades. De acordo com o artigo 56 da Lei Geral da Copa (12.663), de 5 de junho de 2012, a União poderá decretar feriados nacionais os dias em que houver jogos da seleção brasileira. Se dessa forma ocorrer, estão garantidos os dias 12, 17 e 23 de junho, quando a equipe de Felipão entrará em campo na primeira fase do torneio.

Passando de fase até o término do Mundial, mais dois feriados nacionais estariam certos: em 8 ou 9 de julho e em 12 ou 13 de julho, possíveis datas para a semi-final e final, respectivamente. Ainda segundo a Lei, os estados, o Distrito Federal e os municípios sedes de jogos da Copa do Mundo poderão declarar feriado ou ponto facultativo nos dias das disputas. Neste caso, Fortaleza teria os dias 14, 17, 21 e 24 de junho, além de 4 ou 5 de julho, quando ocorrem partidas na Arena Castelão.

Decreto
Em contato com a Secretaria Extraordinária da Copa (SecopaFor), no entanto, a assessoria de imprensa informou ainda não ter a confirmação de que os dias de jogos na Capital serão feriados. Conforme explicou a assessoria, o decreto é feito pelo prefeito Roberto Cláudio. Em 2013, nos dias úteis em que houveram jogos da Copa das Confederações na Capital, a Prefeitura decretou feriado com o objetivo de minimizar os impactos na mobilidade urbana da cidade, sendo aprovado pela Câmara Municipal de Fortaleza.

Entre os feriados já certos do calendário em 2014, o Carnaval, este ano, será no mês de março, com início no dia 1º e término no dia 4. A Semana Santa, que ocorre em abril, iniciando no dia 18, será maior pois se junta com o feriado do dia 21, Dia de Tiradentes, uma segunda-feira. Ao todo, o ano conta com dez feriados em dias de semana e seis nos finais de semana.
 
Fonte: Diário do Nordeste