segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

NOVO PROGNÓSTICO DA FUNCEME PREVÊ CHUVAS ABAIXO DA MÉDIA ATÉ MAIO

 
A probabilidade de a quadra chuvosa ficar abaixo da média no Ceará é de 40%, afirmou a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta segunda-feira (24) em coletiva de imprensa.

De acordo com o órgão, o novo prognóstico mostra uma leve melhora na quadra chuvosa, mas ainda não dá segurança para o Estado. A fundação revela que a situação ainda é preocupante, pois em janeiro todas as regiões do Ceará registraram chuvas abaixo da média e, em fevereiro, só na Região do Cariri houve precipitações em torno da média.

Segundo o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, este é um sinal de melhoria em relação à previsão dada no mês anterior, mas ainda não dá uma margem confortável de precipitação. "Mesmo que as chuvas fiquem em torno da média em todo o Estado (diferente do que está sendo previsto), elas não estarão produzindo subsídio suficiente para os principais reservatórios de água do Estado", disse Eduardo Sávio, afirmando que 51 reservatórios do Estado estão com menos de 10% de abastecimento hídrico total, e outros 106 estão com menos de 30% da capacidade máxima.

Ainda conforme a previsão divulgada nesta segunda-feira, a chance de a quadra chuvosa ficar em torno da média é de 40%, e de ficar acima da média é de apenas 20%. De acordo com a metereologista Deise Morais, a Funceme prevê a quadra chuvosa abaixo da média no Estado devido aos números previstos para a Região Sul do Estado, que tem previsão de 45% de chuvas abaixo da média.

Fonte: Diário do Nordeste