sábado, 10 de dezembro de 2011

NORDESTE VOLTA A SER ALVO DE PRECONCEITO NO TWITTER

Uma jovem que afirma ser de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, está causando polêmica no Twitter ao postar frases com conteúdo ofensivo ao nordeste e aos nordestinos. A usuária, que se identifica como Sophia Fernandes (@SophiaOfDreams), afirma ter 18 anos e diz que seus comentários são liberdade de expressão.

Entre as declarações ela chama os nordestinos de “lixo” e “animais”. “Pelo menos eu tomo banho e a sujeira sai... ja o nordestino é a própria sujeira....................................................lixos.” . Em outro post, ela diz “Nordeste resumido em uma palavra: Lixo.”

Sophia também comentou a reação dos demais usuários, que criaram a hashtag #Orgulhodesernordestino. “Piada do Ano 2011... maldita inclusão digital do lula.................................”.

A polêmica começou no meio da semana. A jovem diz que que não abandonará a rede social e desafiou os usuários a denunciá-la. “Quarta, Quinta, Sexta.. daqui eu não vou sair, denunciem meu twitter haha'.” e disse ainda “Vou contar pra vocês.. o máximo que vai acontecer ok? Meu twitter vai ser bloqueado por 1~7 dias, e depois vai voltar.”
Outros casos

Recentemente, outros casos de ofensas contra nordestinos aconteceram na mesma rede social. Após denúncias de vazamento na prova de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), alguns usuários também fizeram declarações preconceituosas contra o nordeste.

Em junho deste ano, a Justiça aceitou a denúncia do MPF (Ministério Público Federal) contra a estudante de direito Mayara Penteado Petruso que teria praticado crime de racismo pelo Twitter no dia 31 de outubro.

Um mês antes, em maio, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Ceará entrou com representação contra duas torcedoras que também teriam feito comentários racistas contra os nordestinos.

Fonte: band.com

Nenhum comentário: