quinta-feira, 14 de abril de 2011

IPU ENTRA NA LISTA DA CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO COM OS MUNICÍPIOS QUE DESVIARAM VERBA PÚBLICA

O relatório do 33º Sorteio de Unidades Municipais aponta irregularidades na cidade de Ipu, envolvendo recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb). De 2003 até 2010, a CGU fiscalizou 86 Municípios cearenses, todos por sorteios, e neles encontrou as mais diversas irregularidades, desde pagamento de despesas inelegíveis com recursos do Fundeb a indícios de conluio em processos de licitatórios.

No Município de Ipu, foi detectado que a Prefeitura aplicou de forma irregular em fevereiro deste ano verba do Fundeb. A Prefeitura usou parte do recurso na construção de um auditório, uma cantina e um depósito na Secretaria de Educação. A falha, segundo a controladoria, está na pressa que o Município teve em pagar a obra. 93,1% do contrato foram pagos antes da obra ser iniciada. "Os Municípios têm a liberdade de gastar até 40% do repasse do Fundeb em obras de manutenção na educação, mas as obras precisam estar diretamente ligadas ao aprendizado", destaca os auditores.

Em outra operação, realizada no ano passado também em Ipu, a Secretaria de Educação gastou R$ 58,6 mil na confecção de camisas para projetos educacionais, o que, segundo a CGU, o dinheiro do Fundeb não pode pagar roupas, nem mesmo farda escolar. O secretário de Educação de Ipu, Flávio Alves, em relatório enviado a CGU, informou que sabe qual a finalidade de tantas camisetas, justificando a importância da compra. Sobre o auditório, o secretário Flávio Alves disse que a Secretaria precisa do equipamento e crê não haver desvio.

Além da cidade de Ipu, pacujá também está na mesma situação.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: