terça-feira, 2 de setembro de 2014

BÓIA GIGANTE APORTA NO LITORAL CEARENSE E CHAMA ATENÇÃO DOS HABITANTES

A bóia coberta por pneus e corrente mede aproximadamente 3 metros de altura e 6 metros de comprimento

Na manhã desta segunda-feira, 1º, foi encontrado um objeto estranho na faixa de areia da praia de Tremembé, em Icapuí, distante 202,30 km de Fortaleza.

O aparelho coberto por pneus e correntes, medindo aproximadamente 3 metros de altura e 6 metros de comprimento, foi trazido pelas ondas do mar e, ao chegar à praia, intrigou as pessoas que passavam no local.

De acordo com a Marinha do Brasil, a boia não está sob jurisdição do Ceará, mas do Rio Grande do Norte, visto que pertence ao terminal salineiro de Areia Branca Luiz Fausto de Medeiros, mais conhecido como Porto-Ilha. A boia já foi identificada visualmente como propriedade do salineiro de Areia Branca e a previsão de retirada do objeto está prevista para ocorrer nesta terça-feira, 2, no período da manhã.
O equipamento de segurança é obrigatório para proteger o porto e a embarcação
O Porto-Ilha é uma ilha artificial flutuante de aço onde costumam atracar navios de grande porte. Segundo a Marinha do Brasil, provavelmente a boia descolou e foi levada pelas ondas até a beira da praia.   

Identificada como uma defensa pneumática flutuante, a boia de fabricação chinesa, da marca Yokohama, custa o equivalente a cerca de R$ 8 mil e serve para amortecer impactos na atracação e desatracação de embarcações.

O equipamento de segurança é geralmente utilizado em terminais portuários e bacias de petróleo e é obrigatório em embarcações de todos os portes para proteger o porto e a embarcação.

Fonte: O Povo