sexta-feira, 26 de setembro de 2014

ESTUDANTES CEARENSES CRIAM TÊNIS QUE PRODUZ ENERGIA AO CAMINHAR

Tênis carrega qualquer modelo de celular e não danifica o aparelho. (FOTO: Arquivo Pessoal)
Com o objetivo de participar de feiras científicas, os estudantes Eduardo Morais e Luís Castro uniram-se para desenvolver um projeto inovador. Segundo Eduardo, a ideia veio para facilitar a vida das pessoas que dispõem de pouco tempo e que necessitam estar sempre conectadas. Em 2009 decidiram criar o tênis elétrico. A invenção adapta um tênis, para que ele possa ser usado também para carregar a bateria de aparelhos celulares.
Na sola do tênis existe uma alavanca que, quando entra em movimento, gira o eixo de um pequeno gerador que há dentro da sola, produzindo eletricidade. A energia gerada passa por um circuito onde é colocada dentro de níveis aceitáveis para o celular, sem comprometer o seu funcionamento. O usuário do tênis não apresenta nenhum risco de choque ou descarga elétrica, por que a energia produzida é insuficiente para tal questão, além do mais, toda parte elétrica encontra-se isolada e escondida dentro da sola. Também há possibilidade de transportar o aparelho celular no tênis, podendo ser colocado numa “gaveta” e confinado dentro da sola.
Para desenvolver o projeto eles pediram a ajuda de alguns professores da instituição em que estudavam, além de investir um ano de experimentação e cerca de R$ 70 para adaptar o tênis. O modelo ideal para a adaptação manual tem de ser especificamente os feitos para skatistas. Primeiramente apresentaram a ideia em duas feira de ciências escolares, depois foram selecionados para participar da edição municipal e por último, na estadual.
Fonte: Tribuna do Ceará