sábado, 21 de abril de 2012

CASOS DE GRIPE SUÍNA NO CEARÁ BATEM RECORDE EM 2012

foto meramente ilustrativa
O número de casos de gripe suína (H1N1) no Ceará atingiu índices alarmantes. Em 2012, o Estado bateu o recorde de registros da doença, desde que foi registrado o primeiro caso em 2009. Em apenas quatro meses deste ano já foram confirmados 86 casos, o número em 2009 chegou a 72 casos em todo o ano.
De acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira (20) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), foram confirmados mais dez casos da doença nesta semana.
Segundo a Sesa, a Influenza A foi confirmada em nove municípios do Ceará: Fortaleza, Beberibe, Aracati, Horizonte, Caucaia, Russas, Mosenhor Tabosa e Cascavel.

Três óbitos
Em todo o Ceará, três pessoas já morreram com a doença. O primeiro óbito aconteceu em Fortaleza, com uma paciente gestante, de 27 anos e não vacinada.
O segundo óbito ocorreu em Beberibe, em paciente com 15 anos, não vacinada e sem fatores de risco e o terceiro óbito foi registrado em Monsenhor Tabosa, 30 anos, não vacinada e que possuía o fator de risco.
A gripe no Ceará atingiu pessoas com idade entre 25 e 17 anos. Em 2012, a doença foi registrada em 74,5% de pacientes do sexo feminino com idade fértil, de 10 a 49 anos de idade e, destas, 50% eram gestantes.

Sintomas
A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global.
O quadro clínico da influenza tem início abrupto, com febre 38ºC, tosse seca, dor de garganta, mialgia, dor de cabeça e prostração, com evolução autolimitada, de poucos dias.
Em crianças, idosos, gestantes ou pessoas com alguma condições crônicas, a
evolução do quadro gripal pode apresentar complicações, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave, caracterizada por dispneia (falta de ar) e necessidade de hospitalização, devido àinsuficiência respiratória.

Fonte: Diário do Nordeste