quinta-feira, 5 de abril de 2012

JOVENS DE ARAPÁ, COM A AJUDA DE PROFESSORES, INICIARÃO PESQUISAS SOBRE O ARAPÁ

Acontecerá no dia 15 de abril de 2012, em local ainda não determinado, o I Encontro de Motivação à Pesquisa Histórica de Arapá. O intuito é, em um futuro não tão distante, concretizar as pesquisas em um "livro" que conte os aspectos históricos da comunidade.
Contudo, espera-se contar com a ajuda das escolas Osvaldo Nogueira e Tancredo Nunes, sendo estas fincadas na comunidade seriam as maiores beneficiadas, pois disponibilizariam em suas bibliotecas um acervo de pesquisa fundamentado e estruturado sobre a localidade de finco das mesmas.
A pesquisa de campo será feita de acordo com temas sugeridos por Cristiane Fontenele, aluna da Faculdade de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, dentre muitos podemos citar: CULTURA, RELIGIÕES, MAPEAMENTO, PATRIMÔNIO, EDUCAÇÃO E SAÚDE.
A pesquisa contará com a ajuda dos professores Jovanni Souza e Rondinelly Silva que, de acordo com as possibilidades particulares, estarão ajudando nos ramos de coordenação e fundamentação das averiguações.
Os dados, depois de juntos, irão passar pelas mãos de alguns estudantes de Códigos e Linguagens e Ciências Humanas e estes irão esforçar-se em redigir um livro.
" A importância deste projeto de pesquisa não é meramente ilustrar a realidade ou o passado é, sim, um meio concreto de indagações com repostas das nossas raízes, fazendo com que elas não se percam ao longo dos tempos e que a sabedoria herdada de nossos pais, avós e/ ou semelhantes, seja repassada de forma precisa às futuras gerações. Nada melhor que um livro para contar uma bela história". Diz Everton Souza, coordenador do setor de pesquisas do grupo Jovens de Arapá.
Espera-se que o "livro" seja editado logo que a pesquisa esteja conclusa. A expectativa é que, se tudo de certo, a culminância da ação seja em meados do mês de agosto.

Fonte: Arapá Online