segunda-feira, 17 de setembro de 2012

AGRICULTORES DE 21 CIDADES CEARENSES ESTÃO SEM RECEBER SEGURO SAFRA

Agricultores de 21 cidades do Ceará perderam mais de 75% da safra, mas estão sem receber as parcelas do seguro Garantia Safra. Farias Brito, no Cariri, Sul do Ceará, é uma destas cidades. No município, são 1.716 trabalhadores esperam o pagamento.

Agricultores acostumados a armazenar muitos grãos em casa, neste ano, não chegaram a colher o mínimo necessário para o sustento da família. É o caso do agricultor Francisco Martins.

Ele conseguiu colher 15 sacas de milho, 10% do estimado, e espera o seguro. “A gente pagou, a gente tem direito de receber'', diz Martins. ''Estou com 36 anos de trabalho nesta área de terra e nunca vi uma seca deste tamanho '', diz o produtor Cícero Vidal.

Várias cidades podem ficar fora do pagamento das cinco parcelas de R$ 136 do Garantia Safra, programa do governo federal que indeniza agricultores do Nordeste e áreas de Minas Gerais e Espírito Santo por prejuízos no plantio. Segundo o secretário municipal da agricultura de Farias Brito, na cidade, são 1.716 agricultores cadastrados à espera do pagamento.

“O agricultor cumpriu sua parte. O município cumpriu integralmente suas obrigações com o programa e não está sendo beneficiado pelo Garantia Safra. As informações nos levam a perdas de mais de 75%. Se o benefício não for pago, famílias vão passar fome no nosso município'', diz o secretário de agricultura de Farias Brito, João Frutuoso de Pinho.