terça-feira, 4 de setembro de 2012

CEARÁ TEM MAIS DE 100 MIL DOADORES DE MEDULA ÓSSEA

No Ceará, mais de 100 mil pessoas estão cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Os números são dos hemocentros dos municípios de Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Quixadá e Sobral; entretanto, muitas pessoas ainda aguardam na fila, esperando por um transplante.

No País inteiro, cerca de seis mil pessoas aguardam, segundo o chefe de transplante de medula óssea e Banco de Cordão Umbilical e Placenta do Hemoce, hematologista Fernando Barroso. “No Ceará, temos cerca de oito pessoas esperando pelo transplante de medula neste momento”, explicou.

Campanha de doação de órgãos

A Fundação Edson Queiroz realiza uma campanha de doação de órgãos há nove anos. O movimento de conscientização Doe de Coração instala comitês intra-hospitalares e capacitação de profissionais de saúde e investimento em equipamentos.

A iniciativa é permanente e neste mês de setembro a campanha utiliza meios de comunicação variados para sensibilizar o público em relação a doação de órgãos. O objetivo das ações é de aumentar o número de transplantes.

Fonte: Diário do Nordeste