segunda-feira, 24 de setembro de 2012

REDES DE ÁGUA E ESGOTO APRESENTAM NÚMEROS NEGATIVOS NO CEARÁ

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2011, divulgada nesta sexta-feira (21), mostrou índices relativos ao perfil dos domicílios do Ceará que causam preocupação, como as redes de água e esgoto e a coleta de lixo.

De acordo com a pesquisa, o número de beneficiados com rede de água caiu de 82,5% em 2005 para 78% em 2011; com rede de esgoto, houve diminuição de 69,7% para 29%. A coleta de lixo também decresceu, caindo de 85,8% para 75,4%.

Quanto ao resultado do PNAD, a Cagece informou que vem trabalhando para elevar esses índices de cobertura. “Em Fortaleza, a Companhia está realizando obras de ampliação e implantação de redes de esgoto, como as do esgotamento das bacias do rio Cocó, e também já tem garantidos recursos em torno de R$ 110 milhões, para licitar novas obras. No Interior, a companhia investe para beneficiar zonas urbanas, como, por exemplo, em Aracati e na região da Ibiapaba”.

Apesar dos pontos negativos, existem dados que merecem destaque na pesquisa: os bens duráveis. O número de pessoas com televisores cresceu no Ceará. A quantidade supera a de geladeiras nas residências particulares permanentes analisadas pelo levantamento. No estado, o aumento do número de televisores subiu de 91,4% para 95,%; o crescimento do número de geladeiras foi de 88% para 91,7%.

Fonte: Jangadeiro Online