sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ESTUDANTE DE TIANGUÁ PARTICIPARÁ DE FASE ESTADUAL DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE PORTUGUÊS

“A doçura que amarga a natureza”, é o texto da aluna Joana Dark Oliveira Gomes, da Escola Tancredo Nunes de Menezes, selecionado para a fase estadual da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. A estudante recebeu orientação da professora Vânia Maria Cunha Muniz, e concorre à próxima fase da Olimpíada.
 
Veja na integra o artigo escrito pela aluna:
 
“A doçura que amarga à natureza”
“Moro na Taboca uma localidade de zona rural situada na divisa entre Tianguá e Ubajara, onde o principal meio de sobrevivência das famílias é agricultura.
Há mais de dez anos na localidade de Itaperacema que fica próximo a Taboca, foi instalada a Usina São Francisco que produz derivados da cana-de-açúcar. Desde então, os moradores de localidades próximas vem sendo prejudicados pelos impactos ambientais gerados pela usina, como poluição do ar e contaminação dos rios, as crianças também sofrem com problemas respiratórios e as águas dos rios estão impróprias para o consumo e até mesmo para a irrigação.

Há dois anos, foi elaborado pelos moradores um abaixo assinado, que foi encaminhado aos órgãos públicos estaduais pedindo a desativação da empresa, mas não adiantou muito, pois ela fechou por algum tempo e depois voltou a funcionar, enquanto isso, a população continua a sofrer injustamente.
Segundo um dos sócios da usina, Francisco Herberty: “ As reclamações feitas pela população não procedem.” Alegando o fato de a empresa ter Alvará de funcionamento. Ele diz isso porque não vive aqui com sua família e não sabe o que a comunidade sofre com a poluição gerada pela usina.

Essa empresa tem quer ser fechada, ela pode até ser regular, mas as pessoas não podem continuar sofrendo, sei que os danos causados não podem mais ser reparados, mas o fechamento da usina vai ajudar a melhorar o ambiente para as futuras gerações. Quanto às pessoas que já foram prejudicadas, deveriam receber uma indenização devido ao impacto ambiental causado pela usina, isso não vai trazer a saúde delas de volta, não vai devolver as hortas perdidas, nem limpar os rios, mas vai ajudar as famílias a se manterem financeiramente”.
A Escola Tancredo Nunes de Menezes (Tianguá) sente orgulho pelo desempenho de sua aluna, ao mesmo tempo em que a parabeniza e aguarda a classificação de seu artigo a nível estadual.
 
Por Agência Ibiapaba/Via: Secretaria de Educação do Estado do Ceará