terça-feira, 18 de setembro de 2012

BOMBEIROS LUTAM PARA DETER FOGO NA SERRA DA MERUOCA

Já são mais de cinco dias de queimadas na Área de Proteção Ambiental da Serra da Meruoca. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Sobral, a estimativa para o controle é de que, apenas hoje, os focos possam ser controlados e extintos.
Segundo o capitão Roberto Moraes, do Corpo de Bombeiros de Sobral, hoje são mais de 40 pessoas trabalhando para o controle dos dois focos restantes, presentes nas duas extremidades. "Um é mais próximo à estrada da Meruoca, já o outro está mais para o lado oposto, mais próximo à cidade de Massapê".Apesar dos pontos de referencia, o capitão explica que não há risco aos moradores destes Municípios. "Nós estamos usando apenas como referência, pois o incêndio não se aproxima de nenhuma comunidade, localidade ou distrito, não representando risco à população no momento".
Área atingidaDe acordo com os funcionários do ICMBio presentes no local, ainda não foi possível calcular a área total do incêndio, porém, já foram levados equipamentos para o mapeamento e cálculo da área comprometida.De acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de queimadas aumentou cerca de 490% em relação ao ano passado. Neste ano, foram 550 focos registrados de janeiro até a primeira quinzena de agosto, contra 93 registros de 2011. Mesmo com o alto número de incêndios, o Ceará aparece apenas em 17º lugar. No País, o aumento verificado foi de 62%.De acordo com o Secretário de Cidadania e Segurança do Município, Jorge Trindade, o Corpo de Bombeiros tem atendido diversas chamadas devido às queimadas na região, contabilizando mais de 250 registros. Neste período de ventos fortes, recomenda-se prudência na agricultura.
Foto: JÉSSYCA MARQUES
Fonte: Diário do Nordeste