segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CAMPUS AVANÇADO DO IFCE DE TIANGUÁ FIRMARÁ PARCERIA COM A CAGECE

“O estudo de lâminas de irrigação, utilizando esgoto doméstico tratado, na produção do maracujazeiro amarelo”. Esse é o título de um projeto elaborado pelo professor Dr. Cley Anderson Silva de Freitas, do curso Técnico Agrícola do campus avançado de Tianguá do IFCE. As atividades estão sendo desenvolvidas pelo docente juntamente com alunos do curso. O projeto propõe o uso do esgoto doméstico tratado na irrigação do maracujazeiro.

O projeto será executado na Estação de Tratamento de Esgoto da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) no município de Tianguá
e, atualmente, encontra-se em fase de formalização legal da parceria. Enquanto o professor e os alunos aguardam da CAGECE a autorização do espaço físico e estrutural da Estação de Tratamento, para instalação e condução da pesquisa, as atividades do projeto estão sendo desenvolvidas no laboratório de Química no campus avançado.
No laboratório, o grupo projetou uma bancada para avaliação de uniformidade de sistema de irrigação por gotejamento. No referido local, é possível fazer o teste do tempo e do grau de obstrução que o esgoto doméstico pode proporcionar no sistema de irrigação por gotejamento.

Conforme o professor Cley Anderson, esse trabalho de pesquisa aplicada desenvolvido em Tianguá é fundamental não somente na formação profissional dos alunos, como se apresenta como “mais uma alternativa sustentável, por meio do aproveitamento da água de esgoto doméstico que, quando tratado, passa a ser útil na produção do maracujazeiro amarelo”, ressaltou.

FONTE: IFCETIANGUA.COM