terça-feira, 25 de setembro de 2012

SOMENTE ESTE ANO 750 DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS FORAM REGISTRADAS NO CEARÁ

Apesar da grande quantidade de canais que oferecem espaço para o recebimento de denúncias de violência contra a pessoa idosa, esse ainda é um problema presente em muitas famílias cearenses e muitos casos deixam de ser registrados por medo com o que possa acontecer depois da prestação da queixa.

Exatamente 750 denúncias de violência contra idosos foram feitas no Ceará somente em 2012, segundo dados da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Desde fevereiro de 2009 até setembro deste ano, 2.724 queixas foram registradas pelo Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciaprevi).

A assistente social do Ciaprevi, Eveline Leite, ressalta que houve um aumento no número de queixas nos últimos anos, devido a uma maior divulgação de telefones disponíveis para denúncias, mas ela reconhece que muitas pessoas não procuram o Centro por medo. “Muita gente deixa de denunciar por medo, mas a gente lembra que todas essas denúncias são anônimas. Sempre preservamos a identidade de quem faz a denúncia”, diz.

Perfil do agressor
Leite também lembra que o perfil mais comum é que o agressor tenha um vínculo familiar com a vítima de violência e, muitas vezes, os idosos preferem não denunciar com receio do que possa acontecer com o acusado. “O agressor pode ser o filho, o neto e isso acaba impedindo o idoso de fazer a queixa. Mas é bem mais comum que a denúncia venha de pessoas que não são da família, como o vizinho ou até de funcionários de hospitais que percebem o tratamento que é dado pelos familiares”, acrescenta.

Telefone para denúcias: 0800.275.5555

Fonte: Jangadeiro Online