sábado, 22 de setembro de 2012

CEARÁ É O QUINTO ESTADO COM MAIOR PERCENTUAL DE IDOSOS

Dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad) 2011, divulgados ontem, indicam que a população cearense foi estimada em 8,671 milhões de pessoas, o que representa um aumento de 1,9% em relação à Pnad 2009, quando o Estado teve sua população estimada em 8,503 milhões. Dentro deste crescimento, o grande destaque fica para a população de idosos, que, segundo o estudo, está em 1,089 milhão, ou seja, 12,6% da população.
Esse resultado coloca o Estado como a quinta unidade da Federação com maior percentual de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil. Em relação ao Nordeste, o Ceará fica atrás apenas da Paraíba, que tem 13,1% da sua população composta por pessoas nesta faixa etária.

A pesquisadora da Pnad Maria Lúcia Vieira avalia que esses resultados seguem na contramão do que acontece nas regiões Norte e Nordeste, que têm uma estrutura etária mais jovem.

"Isso nos mostra também que há, no mercado de trabalho cearense, muito mais pessoas mais velhas trabalhando, tendo em vista que houve uma queda na população jovem ocupada. Esse fenômeno ocorreu apenas no Nordeste, diferentemente do restante do País", explicou.
Fonte: Diário do Nordeste