terça-feira, 25 de setembro de 2012

DESERTIFICAÇÃO: 49 MUNICÍPIOS ESTÃO EM ESTADO DE ALERTA NO CEARÁ

A desertificação já deixa marcas em 49 dos 184 municípios do Ceará, alerta a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). “Eles estão, de alguma forma, afetados (pela degradação ambiental). Já apresentam sinais de desertificação”, informa Sônia Barreto Perdigão, engenheira agrônoma da Funceme.

Os municípios estão nos limites do semiárido e, por natureza, são alvo fácil da desertificação. A razão entre a quantidade de chuva anual e a perda de água do solo e das plantas – a evapotranspiração, em termos técnicos – diz o diagnóstico, norteia a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD). Se essa razão estiver entre 0,05 e 0,65, considera o Instituto Nacional do Semiárido (Insa, braço do Ministério da Ciência e Tecnologia), há ocorrência de desertificação. Literalmente, tem-se um “sol de rachar” e um chão de pedras ao invés de milho e feijão. O sertão fica em tons de cinza, e a vida se inverte em sobrevivências.

“Essas regiões se caracterizam por apresentar uma baixa precipitação anual, alta evapotranspiração, concentração de grandes contingentes populacionais e bolsões de pobreza”, retrata o engenheiro agrônomo Aldrin Martin Pérez-Marin, assessor técnico do Insa. “Aplicando-se a definição de desertificação adotada pela UNCCD ao Ceará, pode-se concluir que mais de 85% do território do Estado apresenta áreas susceptíveis a desertificação”, mapeia.

Fonte: O Povo Online