segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CEARÁ LIDERA AVANÇO NO ENSINO DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA

A média geral ainda está longe de dez, no entanto, a educação básica do Ceará melhorou nos últimos dois anos, sendo destaque no Brasil. É o que aponta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, que avaliou alunos de escolas das redes pública e privada a partir da Prova Brasil.

Conforme a pesquisa, em Matemática, a média de proficiência cearense foi de 204,48, a maior do N/NE. O resultado ficou perto do nacional, de 209,63, e não tão longe de Minas Gerais, com 223,14, melhor desempenho no Brasil.

O Estado, apesar de longo caminho a percorrer, superou a meta do Ministério da Educação (MEC) de 4,1, atingindo 4,9. Em 2009, o índice geral do Ceará ficou em 3,9. O estudo revela, por exemplo, melhora no aprendizado de Matemática - sobre a qual os alunos chegaram próximo da média nacional - assim também como no aprendizado Português.

A avaliação, em Português e Matemática, foi realizada com alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio das redes pública e privada. De acordo com o MEC, o resultado é calculado a partir das notas dos alunos em avaliações nacionais, como a Prova Brasil, e a taxa de aprovação dos estudantes. Vai de zero a dez e serve para comparar, a cada dois anos, o que acontece dentro das salas de aula, desde o ensino fundamental até o ensino médio.

Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Marília Camelo