segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

THEATRO D. PEDRO II MANTÉM HISTÓRIA DE VIÇOSA DO CEARÁ

Um espaço de arte cênica, exibição cinematográfica e que mantém viva fortes lembranças de manifestações culturais e da vivência social ao longo do século passado, nesta cidade do Interior do Ceará, localizada na Serra da Ibiapaba, na Região Norte. Esses são significados que o Theatro Dom Pedro II representa para grande parte da população local.

Em 2003, o local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, em 2008, foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Viçosa, na Serra da Ibiapaba

O Theatro D. Pedro II foi reinaugurado em janeiro deste ano e mantém uma programação permanente de apresentação de peças teatrais, exibição de filmes, visitação de alunos da rede pública de ensino e oferece espaço para reuniões. Em 2003, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e, em 2008, foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Viçosa.

As obras de restauro somente começaram em 2010 e em outubro de 2011 foram concluídas. Foram investidos R$ 918 mil com recursos do Iphan e contrapartida do município. Técnicos do Iphan realizaram prospecção para identificar a cor original interna e externa. O piso de ladrilho (tijolo de barro) no interior e na calçada é original. O forro é de madeira e acompanha a inclinação do telhado.

O Theatro D. Pedro II foi construído em 1909. É um dos mais antigos do Ceará. Em 2008, o imóvel foi adquirido pela Prefeitura Municipal da família Pinho Pessoa, representada por Hildo Pinho. O teatro foi ampliado e foram construídos cantina, camarins e banheiros. Foram instaladas 136 cadeiras novas, adequada iluminação, som e sistema de projeção. A capacidade é para 136 pessoas. 

Fonte: Diário do Nordeste