domingo, 23 de janeiro de 2011

CAMINHÃO DA SOS MATA ATLÂNTICA SE DESPEDE DE TIANGUÁ

Desde a última quarta-feira(19), esteve em Tianguá o caminhão da SOS Mata Atlântica. Mesmo com chuva em praticamente todos os dias da exposição, o número de visitantes foi considerável.
O projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante” chegou para mostrar à população um pouco mais sobre o bioma mais ameaçado do País e como cada um pode ajudar a conservá-lo.
Tianguá é uma das mais de 70 cidades brasileiras em 16 estados pelos quais o caminhão da ONG já percorreu.
Além de palestras, oficinas, exibições de filmes e maquetes, as crianças puderam participar de jogos educativos e pintaram máscaras com desenhos de animais nativos da Mata Atlântica.
Enquanto as crianças pintavam suas máscaras, os pais ali presentes assistiam a filmes sobre Mata Atlântica.
Outros, folheavam livros com temas relacionados ao Meio Ambiente, expostos na biblioteca do caminhão.
O caminhão do projeto já havia passado por Aracati, Fortaleza, Caucaia, Sobral e segue esta semana para Teresina, e depois, Juazeiro do Norte.
A educadora ambiental Patrícia Ferreti, foi quem coordenou a equipe nesta semana do projeto em Tianguá. Ela enviou ao blog "TianguaemFoco" a seguinte mensagem:
Olá galera
É com grande satisfação que escrevo esse texto para o blog.
Passei essa semana trabalhando aqui na cidade de Tianguá e pude conhecer pessoas encantadoras e visitar a região.
Quem transitou pela Praça dos Eucaliptos pode ver um caminhão estacionado ali. Esse caminhão é a exposição itinerante "A Mata Atlântica é Aqui!", da Fundação SOS Mata Atlântica. É através desse trabalho de educação ambiental em prol da preservação do bioma Mata Atlântica que pude conhecer a encantadora Tianguá.
Não imagina encontrar uma região de clima ameno, com lugares lindos, florestas preservadas, cultura, costumes e muitos visitantes preocupados com o lugar em que vive.
O Município de Tianguá possuía 25% do seu território de Floresta Mata Atlântica, hoje reduzida a 13%. A preservação é necessária para a qualidade de vida e isso é responsabilidade de todos.
Espero voltar em breve e poder conhecer os demais locais desse belo lugar.
Quem quiser conhecer um pouco mais o nosso trabalho acesse o site:
www.sosma.org.br/blog
Abraços,
Patricia Ferreti Teodoro, bióloga e educadora ambiental do projeto itinerante A Mata Atlântica é Aqui!
Além de Patrícia, o projeto em Tianguá contou com a colaboração de mais 3 assistentes e 2 voluntários locais.
A todos do projeto, nosso muito obrigado! A população tianguaense agradece a visita da ONG em nossa cidade. Que as autoridades vejam a importância de se preservar o Meio Ambiente e que cada um possa fazer sua parte. Tianguá é hoje uma das cidades mais verdes do Ceará, por isso, preservem, cuidem, protejam nosso patrimônio.
OBRIGADO SOS MATA ATLÂNTICA!!!

Nenhum comentário: