quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

HOSPITAL DE IPU FECHA POR FALTA DE CONVÊNIO

Quem foi ontem à Maternidade e Hospital Dr. Francisco Araújo à procura de atendimento médico se deparou com um comunicado que avisava o fechamento da unidade por falta de convênio. A decisão partiu da direção do hospital que é filantrópico, depois de tentar por diversas vezes a renovação do contrato com a Secretaria de Saúde do Município. Na porta do hospital, desde cedo, era grande o número de pessoas à espera de atendimento.

“Nasci aqui e nunca vi Ipu numa situação como essa. Considero isso como um verdadeiro descaso com a saúde pública”, dizia indignado o operador de máquinas, José Ribeiro Rodrigues, que foi ao hospital ver de perto a situação crítica.
“Estou em tratamento há mais de três meses e agora não sei para onde terei que ir. O ortopedista que me acompanhava pediu desligamento”, reclamou Francisca Alves, que viajou da cidade de Pires Ferreira até Ipu.
O Hospital Dr. Francisco Araújo é polo regional, responsável pelo atendimento dos pacientes das cidades Ipu, Pires Ferreira, Varjota, Hidrolândia e Reriutaba, que representa uma população estimada em 110 mil habitantes. Recebia recursos dos Governos Federal e do Estado, no valor de aproximadamente R$ 179 mil.

Repasse atrasado
Porém, segundo a direção da unidade, desde agosto do ano passado, que o repasse sofre atraso. “Fomos obrigados a entrar na Justiça para rever as parcelas em atraso. Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi firmado em dezembro, o que obrigou o Município a fazer o repasse do dinheiro retido”, disse o médico Luiz Gonzaga Timbó Correia, que trabalha no hospital. Segundo Luiz Gonzaga, por conta do atraso, alguns profissionais de Medicina já pediram desligamento do quadro de funcionário do hospital.
Fonte: ibiapabaportaldenoticias.com

Nenhum comentário: