terça-feira, 5 de agosto de 2014

BRASIL CONQUISTA 24 MEDALHAS EM MUNDIAL DE MATEMÁTICA NA BULGÁRIA


Equipe brasileira que participou da competição na Bulgária (Foto: Divulgação/ OBM )
O Brasil conquistou 24 medalhas na  21ª Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC, na sigla em inglês) que terminou nesta segunda-feira (4). Das 24 melhadas, duas são de ouro, 12 de prata e dez de bronze. A competição contou com a participação de 324 estudantes de 73 universidades de todo o mundo.

Dos 28 competidores brasileiros 27 foram premiados. Os grandes destaques da delegação nacional foram Henrique Gasparini Fiúza do Nascimento, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e André Macieira Braga, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ganhadores de medalha de ouro com 69 pontos cada, ficando na 36ª posição na classificação individual. No ranking por equipes a UFMG conquistou a melhor colocação brasileira ficando na 16ª posição.


O evento, organizado pelo University College London em parceria com a American University in Bulgaria, é a maior competição para estudantes universitários e recebe os mais destacados graduandos em matemática e ciências afins de todo o mundo.
As provas foram realizadas na quinta-feira (31) e sexta-feira (1). Cada prova teve cinco questões, valendo dez pontos cada, que foram resolvidas individualmente, num tempo máximo de cinco horas.
As avaliações foram respondidas em idioma inglês e incluíram problemas de álgebra, análise real e complexa, geometria e combinatória. Uma vez realizadas as provas, o trabalho dos estudantes foi avaliado pelos líderes e apresentado ao tribunal de coordenação, formado por especialistas da área, que deu as pontuações finais de cada problema usando critérios previamente estabelecidos pelo júri internacional. Os cortes para a distribuição das medalhas foram definidos pela organização da IMC, sem interferência dos líderes.
Fonte. G1