quarta-feira, 27 de julho de 2011

BRASILEIRO CONSOME MAIS DO QUE O DOBRO DA QUANTIDADE DE SAL IDEAL

Foi lançada, nesta terça-feira (26), uma campanha para alertar os brasileiros sobre os perigos do consumo excessivo de sal. Pesquisas mostram que estamos consumindo mais do que o dobro da quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O brasileiro abusa e consome, em média, 12 gramas de sal por dia, uma colher de sopa. A Organização Mundial de Saúde recomenda 5 gramas, ou uma colher de chá.
O excesso de sal na alimentação é um perigo. “Ele induz, principalmente, o aumento da pressão arterial, que é a principal variável responsável pelo derrame cerebral, pelo infarto do miocárdio, pelas doenças coronarianas e pelas doenças renais”, explica o professor da UERJ Antônio Sanjuliani.

O vilão é o sódio presente no sal. Não é só na hora de temperar a comida que se deve controlar a quantidade de sal. No supermercado, na hora das compras, também. Boa parte do sódio que a gente consome vem dentro das embalagens de produtos industrializados.
A quantidade de sódio aparece nos rótulos que poucos têm o hábito de ler. Basta prestar atenção na sigla VD, o valor desejável. Em meia porção de lasanha, é de 85%. Significa que ela contém 85% de todo o sódio recomendado para a alimentação de um dia inteiro.

A Anvisa lançou nesta terça-feira (26), em Brasília, uma campanha nos supermercados para orientar o consumidor: menos sal , mais saúde.
“Nós vamos ter 1,5 milhão de pessoas que não vão precisar tomar medicamentos para hipertensão, reduzir o número de pessoas que vão precisar de hemodiálise no futuro”, destaca o Maria Cecília Brito, diretora da Anvisa.





FONTE: JORNAL NACIONAL (REDE GLOBO)

Nenhum comentário: