sexta-feira, 8 de julho de 2011

DIÁRIO DO NORDESTE TRAZ UMA REPORTAGEM SOBRE O FILME TIANGUAENSE "FRANCISCA CARLA".

Martirizada pelo preconceito

Ney Matogrosso, Elke Maravilha e o ator Vinícius de Oliveira, de Central do Brasil, estão entre o elenco do média-metragem cearense "Fca Carla", que conta a história da santa popular estigmatizada pela hanseníase

Do alto da chapada da Ibiapaba, na divisa do Ceará com o Piauí, a força de uma história que envolve preconceito, autossacrifício, caridade e fé chegou às telas dos cinemas, angariando simpatizantes como o cantor Ney Matogrosso, o ator Vinícius de Oliveira e a polêmica Elke Maravilha, que fazem parte do elenco. O filme "Fca. Carla" foi exibido, recentemente, em uma das mostras paralelas do Cine Ceará.

Ele conta a história da empregada doméstica Francisca Carla, morta no isolamento após contrair hanseníase, vulgarmente conhecida como lepra. Mais de um século após sua morte, ela é cultuada como santa em Tianguá e o local onde viveu isolada na mata virou ponto de visitação de seus fieis.
O filme, rodado em Tianguá em formato digital, é um média metragem de 33 minutos, realizado com baixo orçamento pelo diretor estreante Natal Portela. Na equipe, ele contou com o apoio de figuras mais experientes, como o produtor Robério Belchior, o assistente de direção Armando Praça e o fotógrafo Ivo Lopes. No elenco, além dos três artistas convidados, estão atores cearenses, caso da cantora Marta Aurélia, além de atores amadores residentes na região. "Eu cheguei até o filme por que sou voluntário no Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas por Hanseníase (Morhan)", lembra Ney Matogrosso sobre sua participação no filme. "Durante o tempo que a gente se comunicou, conheci a história dessa pessoa obrigada a morar no meio do mato e cada vez mais pra longe para morrer sozinha", conta. LEIA A REPORTAGEM COMPLETA.


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário: