quarta-feira, 12 de outubro de 2011

IBGE APONTA CEARÁ COM MENOR ÍNDICE DE EMPREGOS EM 2011

O emprego industrial teve queda de 1,3% no Ceará no acumulado de 2011, segundo a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Ceará é o Estado que mais diminuiu postos de trabalho no setor industrial e não segue a tendência de crescimento registrada no país, que teve o contingente aumentado em 0,6% este ano.

Os melhores resultados na Pimes acumulada vieram de Estados como Paraná (5,3%) e Minas Gerais (2,9%). Seguindo a queda cearense, São Paulo e Espírito Santo também apresentaram índices negativos e registraram queda no número de empregos na indústria de 0,3% e 0,4%, respectivamente.

Setores em alta

Considerando os setores, o destaque no crescimento de postos de trabalho no Brasil foi registrado em indústrias de alimentos e bebidas (4,4%), meios de transporte (6,5%) e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicação (6,1%). Entre os destaques negativos, madeireiras (-10,7%), papel e gráfica (-8,4%) e calçados e couro (-7,5%).

Diminuição de horas pagas

Em relação ao número de horas de trabalho pagas na indústria, o Ceará também apontou o menor percentual do país, com – 3%. No Brasil, o índice teve aumento de 0,4%.

Fonte: Jangadeiro Online

Nenhum comentário: