terça-feira, 25 de outubro de 2011

RONDA EM TIANGUÁ, CAMOCIM, VIÇOSA E GRANJA COMPLETA 01 ANO DE IMPLANTAÇÃO E COMEMORA OS NÚMEROS POSITIVOS

No dia 16 de setembro do ano de 2010 o Programa RONDA chegou às cidades de Tianguá, Camocim, Viçosa do Ceará e Granja, cuja população total soma 236.695 habitantes, destes 57% residindo na área urbana. Naqueles dias as populações dessas cidades aguardavam ansiosamente pelo trabalho dos policiais. Após 01 ano de serviços prestados os resultados obtidos pelo efetivo demonstra que a segurança na região deu um grande salto qualitativo. Os números obtidos através das estatísticas neste 01 ano de trabalho comparado com o mesmo período anteriordemonstram dados significativos, houve redução de 45,45% de homicídios e 38,20% de roubos, em contrapartida os números apontam que as apreensões de armas de fogo aumentaram em 36,4% e as prisões por tráfico em 42%. Para marcar um ano de trabalho na região o Tenente Alexandre Torres supervisor do NPC XXVII coordenou ações comunitárias nas 04(quatro) cidades, sendo elas as seguintes: 1) Concurso de Redação, elaborado pelas escolas da rede pública, cujo tema foi: “Um ano de Ronda na minha cidade” ; 2) Caminhada de conscientização de Combate às drogas nas quatro cidades, com a participação das escolas municipais e estaduais; 3) lançamento da campanha Tianguá “Te Quero sem Drogas”, que incluiu palestras em todas escolas públicas da sede de Tianguá, e adesivagem de carros e distribuição de folhetos informativos; 4) Oficina de pintura para crianças, momento lúdico para as crianças, as quais pintaram gravuras de soldado e de uma viatura; 5) Ações sociais juntamente com outros órgãos estaduais e municipais, como tirar certidão de nascimento e identidade; 6) corrida rústica na cidade de Granja.
Aliado ao trabalho preventivo e ostensivo, o RONDA nessas cidades imprime ações marcantes no quesito polícia comunitária, desenvolvendo projetos junto a sociedade, dentre os quais citamos o PROERD que foi expandido para outros 04 municípios da região, como Ipu, Ubajara, Hidrolândia e Barroquinha, mais que quadruplicando o número de crianças atendidas, chegando ao total de 4.850 crianças, representando um incremento de 416%, as quais receberão orientações voltadas para a prevenção às drogas e à violência. Além do PROERD policiais comunitários da cidade de Granja desenvolvem o projeto RONDA NA EDUCAÇÃO, que consiste em um cursinho comunitário gratuito voltado para concursos, que atende pessoas menos favorecidas financeiramente. Para o Coordenador Operacional do Ronda – Tenente Coronel Gomes Filho:
Os trabalhos desempenhados nessas 04 cidades pelos policiais do Ronda é a demonstração fiel da doutrina de polícia comunitária, que se aproxima cada vez mais da população visando reduzir os índices de violência e como consequência aumentar a almejada sensação de segurança, ressalte-se o trabalhos desempenhados pelo Tenente Alexandre Torres - Supervisor do NPC XXVII e Ten. Oberdan - Supervisor adjunto, que engajados com os demais policiais do núcleo estão representando muito bem a segurança pública dessa região, os policiais recebem constantemente o reconhecimento das autoridades locais e de toda a população. Só tenho a parabenizar a todos por este primeiro ano de trabalho e desejar sorte nas missões vindouras.

COM INFORMAÇÕES DO TENENTE ALEXANDRE TORRES

Nenhum comentário: