terça-feira, 25 de outubro de 2011

"REVISTA CARTA CAPITAL" TEM REPORTAGEM DA IBIAPABA

A Faixa de Gaza do Nordeste


A Serra da Ibiapaba, um território de quase três mil quilômetros quadrados situado nos limites entre os estados do Ceará e do Piauí, é uma espécie de Faixa de Gaza do Nordeste brasileiro. O apelido, em referência ao território cobiçado por palestinos e israelenses, é explicado pela disputa entre as duas unidades da federação pelo controle do local. Há mais de oito anos, de acordo com o procurador-geral ajunto do Piauí, João Batista de Freitas Júnior, os dois estados vêm dialogando por uma divisão justa das terras. Mas na última semana, o diálogo ganhou ares de conflito.

É que o governo do Piauí entrou com uma ação civil ordinária no Superior Tribunal Federal (STF), reivindicando uma área total de 2.821 quilômetros quadrados que hoje pertence ao Ceará. “Nós fomos pegos de surpresa com essa ação do Piauí”, afirma o deputado estadual Neto Nunes (PMDB).


De acordo com ele, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) traçou uma linha divisória entre Piauí e o Ceará, mas essa divisão não é bem aceita. Se o STF atender o pedido piauinense, os municípios que passariam para o outro estado seriam: Poranga (66%), Carnaubal (18%), Croatá (32%), Crateús (8%); Guaraciaba (21%); e Ipaporanga (7%). No passado, ainda no tempo do Império, por um decreto de Dom Pedro I, o Ceará cedeu uma parte do litoral para o Piauí e em contrapartida ficou com uma área de sertão.



“Só que agora o Piauí quer uma parte de serra, fértil, bom clima, com pousadas, uma região turística do estado. O IBGE diz e conta que essa área é do Ceará. O pedaço trocado pelo litoral foi o sertão”, conta Neto Nunes.



VEJA A MATÉRIA COMPLETA CLICANDO AQUI

Nenhum comentário: