domingo, 17 de março de 2013

CEARENSE DE 17 ANOS É ACEITA EM UMA DAS MAIS IMPORTANTES FACULDADES DO MUNDO, NOS ESTADOS UNIDOS

                                                                                 foto: Ari de Sá
O Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), nos Estados Unidos, uma das universidades mais importantes do mundo, líder de rankings de excelência acadêmica, admitiu quatro brasileiros para os cursos de graduação deste ano letivo, com início em agosto. Foram convidados a engrossar o grupo: Gabriel Guimarães, de 19 anos, de Vitória (ES); Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho, 17, de Lins (SP); Lara Timbó, 17, de Fortaleza (CE); e Renato Ferreira, 18, de São Paulo (SP).
                                                                               
Lara concluiu o ensino médio no ano passado no Colégio Ari de Sá, em Fortaleza, e acumula em seu currículo uma série de premiações não só na sala de aula. Ela joga basquete desde criança, e apesar dos seus 1,60 metro, se destacou nas quadras na posição de armadora. Jogou na seleção estadual do Ceará, participou de dois campeonatos nacionais, e em 2007, foi eleita a melhor jogadora do torneio da Federação de Basquete do Estado do Ceará.

Na vida de Lara, o basquete só perdeu espaço para sua outra paixão: a física. “Comecei a me interessar pelas olimpíadas de física no ensino médio, mas no ensino fundamental participei de torneios de matemática e informática.” Lara foi a primeira garota brasileira a conquistar medalha em competições internacionais de física. No ano passado na Estônia levou bronze, e na Olimpíada Ibero-americana no Equador, em 2011, garantiu o ouro.

Aluna do ITA, um dos institutos de tecnologia mais cobiçados do Brasil, e com vaga garantida no MIT, universidade referência no mundo, Lara diz que a sensação agora é de alívio. Ela dispensa o título de “nerd” por conta das suas conquistas. “Eu jogo basquete como todo mundo, passo mais tempo do que deveria no Facebook, assisto a infinitas séries na TV. Nunca abdiquei de nada na minha infância ou adolescência. A questão é se dedicar e correr atrás.”

Fonte: G1