terça-feira, 19 de março de 2013

SÃO BENEDITO: EMPREENDEDORES ACHAM O CAMINHO DAS FLORES NO CEARÁ

O incentivo do Governo do Estado atraiu para a cidade grandes produtores de flores, como a Reijers Produção de Rosas e a CeaRosa. Além deles, pequenos e médios produtores também vieram para a Serra da Ibiapaba em busca de novas oportunidades. Cláudio Fogaça veio do Sul do País tentar a sorte em São Benedito. Há 20 anos trabalhando com flores, foi aqui que o produtor começou sua fazenda em 2002.

Natural de Avaré, em São Paulo, foi em Santo Antônio de Posse, vizinho a Holambra, que nasceu a vontade de trabalhar com flores. De acordo com ele, em 1993, começou a trabalhar com produtores em Holambra e em 2002, veio para o Ceará onde começou produção própria. "Hoje, a Flora Fogaça tem quatro fazendas, sendo três em São Benedito e uma em Carnaubal, e produzimos principalmente flores do campo", afirma.

Formado em técnica agrícola, a especialidade do produtor são Crisântemos, onde possui mais de 35 variedades sendo cultivadas nas quatro fazendas de produção. Sua propagação se dá por estacas em estufas e sementes, e dá flores o ano inteiro. Outro destaque do produtor são os complementos para arranjos, como folhagens, Era, Samambaia, Murta, Eucalipto Argentino, Aspargos, Avencão; e flores para complementos como Gipsofila, Gérbera e Áster em suas variedades, Tango, Liziantus, Girassol e Boca de Leão.

A Flora Fogaça é responsável também pela confecção de 70% das mudas usadas na plantação. Os outros 30% provêm de um distribuidor em São Paulo. Por semana, são plantadas 100 mil mudas de Crisântemos, que dá cerca de 70 mil flores por semana, distribuídas em 3500 pacotes com 20 hastes cada.

Fonte: Diário do Nordeste