terça-feira, 19 de março de 2013

SÃO JOSÉ: "QUE A CHUVA TRAGA ALÍVIO IMEDIATO"


Os animais mortos espalhados pelo solo seco provocam lágrimas marcadas por sede e fome. A tristeza presente na face do agricultor revela a necessidade de uma crença que, apesar de descartada pela ciência, ainda interfere nos olhos esperançosos dos muitos cearenses que aguardam ansiososos pela queda de gotas de bonança trazidas pela prometida chuva do feriado de São José.

O dia de folga nesta terça-feira (19) pode ser apenas mais um dia de descanso para alguns cearenses, mas muitos agricultores enxergam a data de homenagem ao padroeiro do Ceará como a redenção do sofrimento causado pela escassez das chuvas no estado.

A metereologista Dayse Morais afirma que, para a ciência, não existe relação entre a data e o prognóstico da quadra chuvosa durante os próximos dois meses. Ela explica que, apesar da possibilidade de chuva na terça-feira, isso não significa uma mudança na previsão das chuvas.
“Não há indicativo que o registro de chuva no dia de São José altere o prognóstico. Mesmo com chuva, a probabilidade de as precipitações ficarem abaixo da normal vai continuar”, ressalta a metereologista. A expectativa da quadra chuvosa é deste ano é que as chuvas fiquem abaixo da média histórica, de 713,1 mm.

Previsão do tempo
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão para o feriado de São José é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva. A meteorologista Dayse Morais esclarece que as precipitações devem ocorrer apenas nas faixas litorânea e sul do estado.
A escassez se deve principalmente ao afastamento do sistema causador de precipitações no período chuvoso (fevereiro, março, abril e maio), que é a Zona de Convergência Intertropical, atualmente distanciada do Ceará, devido às condições desfavoráveis de temperatura do Atlântico.

Cultura
O presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Moisés Braz, afirmou que a chuva no dia de São José representa que haverá boa safra para os agricultores. “Há religiosidade cristã muito grande. O agricultor planta [nesse dia] com expectativa de que vá chover”, explicou.

Fonte: Jangadeiro Online