segunda-feira, 31 de março de 2014

ANJO DO PIFE: MÚSICO ALFREDO MIRANDA MORRE AOS 98 ANOS EM VIÇOSA DO CEARÁ

Alfredo Carneiro de Miranda era artesão e músico e tinha 98 anos
O pife mais famoso do Ceará silenciou. Morreu, na madrugada deste sábado, o artesão e músico Alfredo Carneiro de Miranda, aos 98 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória, em Viçosa do Ceará, a 366 quilômetros de Fortaleza. Personagem importante da cultura popular cearense, seu Alfredo Miranda, ou Anjo do Pife, como era conhecido, foi-se da forma como queria: em casa, longe dos hospitais, e no aconchego da família.
A morte foi constatada por volta das 4 horas da madrugada. Já pela manhã, a Casa dos Licores, um dos principais pontos turísticos de Viçosa e também morada de seu Alfredo, abriu as portas para receber os familiares, amigos e admiradores do músico. Todos queriam se despedir do mestre do pífano, instrumento com que ele costumava encantar turistas e moradores da cidade.

Foi assim até o Natal do ano passado, quando o sexto acidente cardiovascular tirou-lhe o prazer do sopro. “Há três meses que ele já não conversava mais. Deixou de tocar, de falar e de olhar para a gente. No fim do ano passado foi a última vez que ele nos abençoou”, lembra Tereza Cristina de Amapurunga Miranda Magalhães, filha de seu Alfredo, que manterá a casa dos licores funcionando, ao lado da mãe, que fabrica e comercializa os famosos licores artesanais.

O corpo de seu Alfredo seria sepultado no fim da tarde deste sábado, no cemitério de São João Batista, em Viçosa. O artesão deixou esposa, sete filhos, 11 netos e duas bisnetas. (Thiago Paiva)
Fonte: O Povo