sexta-feira, 21 de março de 2014

SANGRA O PRIMEIRO AÇUDE NO CEARÁ EM 2014

Localizado no município de Baturité  e integrante da Bacia Metropolitana, o açude Tijuquinha  foi o primeiro  do Ceará a atingir, nesta quinta-feira (20),  a capacidade máxima de armazenamento em 2014, de acordo com monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

De pequeno porte, o Tijuquinha abastece os municípios do Maciço de Baturité e sangrou com uma lâmina de água de 3 centímetros. Segundo a Cogerh, 106 açudes estão com volume inferior a 30% da capacidade. Considerando todos os açudes do Ceará, o volume total de armazenamento está em 30,5%.
Dos 138 açudes monitorados de Cogerh em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), apenas outros dois estão com volumes de armazenamento superiores a  90% de armazenamento: o Curral Velho, localizado em Morada Nova, que atingiu volume de 95,76%; e o Gavião, localizado no município de Pacatuba, que hoje está com 93,85% da capacidade total.
Segundo a Cogerh, esses dois açudes dificilmente ficam com volume abaixo de 90%, já que são responsáveis pelo equilíbrio do sistema de transposição de água que garante o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza.
Fonte: G1 CE