A cidade de Tianguá, hoje, é uma das mais desorganizadas do Estado no que diz respeito à numeração das casas. Há cerca de 30 anos que Tianguá não tem uma atualização dos números das residências.
O número de uma casa é na verdade a distância do meio da casa até o inicio da rua. Por exemplo: se do começo da sua rua até o meio da fachada de sua casa tiver 650 metros, a sua casa vai ser N° 650 (se for do lado direito é par) e se for do lado esquerdo passará a ser o número ímpar 651.
Na rua acima (Av. Lair Félix Nunes) podemos ver que as casas estão bem próxima uma das outras mas a numeração está totalmente irregular. É como se cada morador tivesse colocado o número que achou melhor. Já teve casos em que o morador se mudou e levou o número para a casa nova. Ainda nesta mesma rua existem números repetidos como por exemplo o N° 900 que se repete 4 vezes durante toda a rua.
O caso é grave: metade das ruas de Tianguá não tem números nenhum (nem placas de rua) e a outra metade está com os numeros fora de ordem.
O sofrimento é sentido principalmente por quem trabalha com a numeração como carteiros e entregadores em geral. Pois as compras pela internet cresceram assustadoramente.
Os empregados de transportadoras que vem da capital sofrem, pois, nem mesmo os aparelhos de GPS funcionam com a numeração irregular. Quem não é de Tianguá fica quase impossível localizar o endereço.
Tianguá ainda conta com serviços de entrega de pizza e as farmácias entregam remedios à domicilio.
Centenas de butijões de gás e de água são entregues todos os dias. Além de compras em mecantis. Em vários bairros quando um pedido desses é feito, o morador as vezes tem que ficar na porta esperando para "avisar" o entregador.
Várias lojas encontram dificuldades e perdem tempo quando fazem entregas de móveis e eletrodomésticos.
Outros estabelecimentos também possuem serviço de entrega à domicilio, por exemplo: Materiais de construção, Jornais e revistas, petshop, etc.
A numeração irregular ainda atrapalha os serviços básicos como as ocorrências policiais, ambulâncias, Bombeiros, Demutran e Resgate.
Uma cidade do tamanho de Tianguá já era para estar toda organizada há muito tempo. Vamos cobrar das autoridades!